domingo, 23 de fevereiro de 2014

PROJETO: AdoleSER ou não SER, eis a questão.
A sexualidade vai muito além da relação sexual. Envolve maneira de ser, identidade, relacionamentos, respeito, desejo, etc. o educador deverá atuar mais como mediador do que como expositor, permitindo que a turma discuta e reflita. O projeta propõe colaborar para a formação do adolescente, de forma lúdica e prazerosa, no sentido da descoberta de seu corpo, descobrir as carências afetivas que aflige estes jovens, a falta do conchego familiar, e como informação deturpada os tem levado a marginalização social.

Palavras-chaves: histórias de vida, desejos, angústias

Nome: Maria do Carmo Oliveira Sousa

Professor mediador: Flávia Aparecida Lobo

Disciplina: Educação religiosa

Apresentação do projeto:
O projeto pretende informar aos adolescentes no sentido de valorizar seu próprio corpo e o do outro, fazer com que eles entendam que a responsabilidade de qualquer atitude em relação ao seu corpo é unicamente dele. Conhecer seu corpo é a forma de preservá-lo dos perigos de uma gravidez indesejada, contrair uma DST, o HIV- AIDS.
Procurar tratar deste tema que é natural ao ser humano, mas muito complexo, de forma lúdica e simples. Para que eles possam acreditar no que você está falando, entender e confiar no que você fala, que o mais importante.

Público:
O projeto poderá ser trabalhado em qualquer etapa da vida escolar, porém minha proposta pretende atingir preferencialmente a faixa etária de 11 aos 17 anos, visto que é nessa fase que as descobertas do corpo fazem mais sentido e as mudanças são mais visíveis.
Deverá atingir ainda as famílias destes mesmos jovens que serão atendidos na escola.

Justificativa:
A importância do projeto está em contribuir para uma maior informação destes adolescentes na descoberta de “seus prazeres”, e levá-los a pensar nos prejuízos de uma atitude mal planejada.
O projeto deverá ser aplicado em todas as escolas de ensino fundamental de 6º ao 9º ano do sistema municipal de educação. Os encontros poderão ser dentro ou fora da escola em bairros diversos na cidade e nos distritos. A realidade é de uma clientela carente em todos os sentidos, principalmente de carinho. Apostando na esperança de envolvimento dos adolescentes como agentes ativos de sua educação como território de conhecimento do próprio corpo, porém sinto que a precariedade em que as escolas se encontram contribuirá de forma negativa para o desenvolvimento do projeto.

Objetivo  Geral:
Proporcionar aos alunos condições de esclarecer dúvidas a cerca da adolescência, bem como de manifestar-se em relação a comportamentos, atitudes e ansiedades, características dessa fase. Além de possibilitar ao adolescente o conhecimento de seu próprio corpo como território do prazer pessoal e o responsabilizando por tudo que ocorrer com ele de bom e de ruim. Sabendo da delicadeza do tema acredito que  enfrentarei preconceitos tanto da direção e de professores como dos pais, mas o assunto é pertinente e necessário e se isso não acontece dentro de casa, essa discução se fará dentro da escola de forma clara e sincera. 

 Objetivos  Específicos:
§  Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, reconhecendo e respeitando as diferentes formas de atração sexual e o seu direito à expressão, garantida a dignidade do ser humano;
§  Compreender a busca do prazer como um direito e uma dimensão da sexualidade humana;
§  Conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual;
§  Identificar e repensar tabus e preconceito referente à sexualidade, evitando comportamentos discriminatórios e intolerantes e analisando criticamente os estereótipos;
§  Reconhecer como construções culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e feminino, posicionando-se contra discriminações a eles associadas;
§  Identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimentos e desejos do outro;
§  Reconhecer o consentimento mútuo como necessário para usufruir praxes numa relação a dois;
§  Proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores;
§  Identificar suas responsabilidades e a de seu (a) companheiro (a) com decisão da primeira relação sexual (e das demais);
§  Reconhecer as conseqüências enfrentadas pelas adolescentes com uma gravidez não desejada e do plano médico, psicológico, social e econômico;
§  Reconhecer a eficácia da camisinha, tabelinha, anovulatório e a necessidade do sexo seguro;
§  Sensibilizar os pais sobre a importância de se discutir a sexualidade com os filhos.

Temas Desenvolvidos:
·         Fatores que interferem na sexualidade humana:  Discussão sobre os estereótipos; mudanças físicas; mudanças psicossociais como o amadurecimento emocional, social, o desenvolvimento intelectual e moral e o contexto social atual.
·         Menstruação, virgindade e a gravidez.
·         A primeira ejaculação e ejaculação precoce.
·         Masturbação.
·         O primeiro beijo.
·         A primeira relação sexual.
·         Higiene dos órgãos sexuais.
·         Métodos contraceptivos.
·         Homossexualidade.
·         Relacionamento: pais X adolescentes.

Metodologia:
§  Sensibilização;
§  Reflexão, debates e discussões;
§  Leitura e análise textual de diferentes gêneros;
§  Aula expositiva/ uso de modelos/ vídeos;
§  Dinâmicas de grupo;
§  Palestras com profissionais da área da saúde ( médico, psicólogo);
§  Entrevista com adolescente que passou por uma gravidez precoce;
§  Encontro com pais.
§  Produção de diferentes gêneros textuais.

Cronograma:                

    ATIVIDADES
Março
           Abril
         Maio
Sensibilização;
X


Reflexão, debates e discussões
X
X

Leitura e análise textual de diferentes gêneros
X
X

Aula expositiva/ uso de vídeos/ slides

X
X
Dinâmicas de grupo

X

Palestras com profissionais da área da saúde ( médico, psicólogo)


X

Entrevistas

X

Encontro com pais

X
X
Produção de diferentes gêneros textuais, atividades artísticas


X
X


Sugestões de atividades:
 
ATIVIDADE 1- ENTREVISTA

Você deverá entrevistar quatro pessoas (duas do gênero feminino e duas do gênero masculino) com as seguintes questões:
1. Na sua opinião o que é sexualidade?
2. Na sua opinião o que é amor?
3. Na sua opinião o que é paixão?
4. Na sua opinião o que é prazer?

Nas próximas aulas você deverá apresentar as opiniões dos entrevistados e a sua própria opinião sobre os assuntos.


ATIVIDADE 2 -PRODUÇÃO DE TEXTO – SEXUALIDADE EM MINHA VIDA

A seguir é apresentada uma lista de fenômenos e aspectos relacionados, em maiores ou menores graus, com a sexualidade humana:

Prazer - Alegria – Dor – Pecado - Culpa
Gozo - Ereção - Inferioridade - Vício - Afeto
Obrigação – Proibido - Liberdade - Gravidez - Higiene
Dominação - Trauma - Virgindade - Lubrificação - Masturbação
Pais - Sexo - Rejeição - Satisfação - Traição
Amor - Orgasmo - Tesão - Saúde - Vergonha
Desejo - Paixão - Amizade - Necessidade – Filhos

a) Escolha vinte palavras que você acha mais importante para definir sexualidade humana e destaque na tabela.

b) Escreva um texto com o título “A sexualidade na minha vida” incluindo as palavras que você escolheu.

Colaboração:
Gostaria de contar com muitos  parceiros; a professora Flávia Lobo será minha mediadora para que o projeto possa cegar até os alunos de 6º ao 9º anos, o grupo em que trabalho, PROLER poderá ajudá-la em alguma atividade e os amigos da rede colaborativa  Escola Animada também poderá participar.

Vídeo - Minha vida de João: http://www.youtube.com/watch?v=eQlSZ5Me3Doez
 Era uma vez outra Maria: http://www.youtube.com/watch?v=-ezAQj3G4EY
               
Música – Amor e sexo – Rita Lee: http://www.youtube.com/watch?v=Ie5T-M8pU0M




Amor E Sexo

Rita Lee

Amor é um livro Sexo é esporte
Sexo é escolha Amor é sorte
Amor é pensamentoTeorema
Amor é novela Sexo é cinema
Sexo é imaginação Fantasia
Amor é prosa Sexo é poesia
O amor nos torna Patéticos
Sexo é uma selva De epiléticos
Amor é cristão Sexo é pagão
Amor é latifúndio Sexo é invasão
Amor é divino Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Uh!
Amor é para sempre Sexo também
Sexo é do bom Amor é do bem
Amor sem sexo É amizade
Sexo sem amor É vontade
Amor é um Sexo é dois
Sexo antes Amor depois
Sexo vem dos outros E vai embora
Amor vem de nós E demora
Amor é cristão Sexo é pagão
Amor é latifúndio Sexo é invasão
Amor é divino Sexo é animal
Amor é bossa nova
Sexo é carnaval
Oh! Oh! Oh!
Amor é isso Sexo é aquilo
E coisa e tal E tal e coisa
Uh! Uh! Uh!
Ai o amor
Hum! O sexo




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